quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Planejamento e Estruturação do Treinamento Esportivo



"Desde muito tempo, vem-se repetindo que o planejamento do treinamento esportivo é, antes de tudo, o resultado do pensamento do treinador. Esse pensamento deve estar o mais distanciado possível de toda a improvisação. É preciso integrar os conhecimentos em um sistema estrutural e coordenado o mais perto possível da ciência e da tecnologia." (FORTEZA; FARTO, 2007)

Partindo deste ponto, fica evidenciada a importância de organizar todas as atividades a serem realizadas durante os períodos de treinamento e competições. O planejamento e estruturação consistem no ponto de partida para a preparação esportiva. Mas, afinal, o que seria este planejamento e estruturação do treinamento?

Para Forteza e Farto (2007), estrutura e planejamento são dois termos inseparáveis, mas diferentes, no processo de preparação esportiva. A estrutura é a organização que será adotada durante o período de tempo tanto de treinamento como de competições, possuindo um caráter temporal. Segundo Kaufman (1973), o planejamento é um processo que determina onde ir e estabelece os requisitos para chegar a esse ponto de maneira mais eficiente e eficaz possível.

Ao planejar e estruturar as sessões de treino, algumas variáveis devem ser analisadas:
  • Calendários competitivos: número de competições na temporada, a freqüência, o caráter e a dispersão ou concentração das competições neste período de tempo;
  • Organização e dosagem das cargas: a proporcionalidade entre as cargas gerais e especiais e se serão cargas diluídas ou concentradas, por exemplo;
  • Direções do treinamento e objetos de preparação: leva-se em consideração as direções determinantes do rendimento e as direções condicionantes do rendimento.
Apesar desta exigência em programar os treinamentos antes do início do trabalho com os atletas, nem sempre é possível seguir todos os passos planejados. Frequentemente, ajustes são necessários nas sessões de treino, devido às respostas dos atletas às cargas de treino, de jogos e competições, viagens, lesões e etc.

Portanto, uma das qualificações de um treinador / preparador físico é justamente ter o "feeling" para identificar estas respostas dos atletas e, a flexibilidade para alterar o programa de treino pré-determinado com intuito de maximizar o rendimento dos mesmos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom esse blog. Tava procurando esse assunto para faser uma pesquisa escolar e só achei nesse blog.......VALEW