segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Condicionamento Aeróbio no Futebol - Parte I

"Este texto é a primeira parte de duas, que tentará resumir aspectos importantes do treinamento aeróbio no futebol. Essa primeira parte busca sintetizar os principais métodos de treinamento para essa capacidade. Sintam-se à vontade para perguntar e discutir..."


Condicionamento Aeróbio no Futebol

O condicionamento físico nunca foi tão importante para o atleta de futebol como é hoje. As jogadas determinantes como os sprints chutes desaceleração, mudanças bruscas de direção, etc., indicam que os jogadores experimentam por diversas vezes a sensação de fadiga durante uma partida, e dessa forma, causando declínio no desempenho.

As ações de alta intensidade citadas acima são provenientes de energia fornecida pelo sistema anaeróbio, o que leva algumas pessoas a pensarem que o sistema aeróbio não assume um papel importante para aspectos chave da competição em relação ao fornecimento de energia. No entanto, o sistema aeróbio é crucial para fornecer energia em atividades de intensidade baixa e moderada, bem como na recuperação entre esforços de alta intensidade.

A repleção dos estoques de creatina fosfato (CP) é feita exclusivamente por via aeróbia, portanto, o desempenho em repetidos esforços de alta intensidade é também dependente da condição aeróbia do atleta de futebol.

Dessa forma, o condicionamento aeróbio deve ser logrado para que haja adaptações positivas na disponibilidade de energia e capacidade de trabalho total durante a partida, por meio de uma recuperação mais rápida entre esforços de alta intensidade, pelo aumento da capacidade de remoção de lactato e melhora na repleção dos estoques de CP, aumentando a resistência aeróbia especial.

De forma sintética, serão listados abaixo alguns métodos de treinamento utilizados no futebol para o condicionamento aeróbio desses atletas.



Treinamento da Capacidade Aeróbia


Em um passado não muito distante, o método de treinamento aeróbio utilizado no futebol compreendia corridas de baixa intensidade e longa duração. Entretanto, a posteriori os treinos têm sido prescritos à uma intensidade próxima ao limiar de lactato (~85-86% FCmáx). O limiar de lactato representa a máxima capacidade de produção de energia puramente aeróbia. Essa intensidade é considerada ótima para que ocorra adaptações periféricas, tais como: aumento no número de enzimas oxidativas, aumento no suprimento sanguíneo no músculo, etc.; permitindo ao atleta exercitar-se por mais tempo.

Esse tipo de treinamento é utilizado, preferivelmente, na pré temporada para o desenvolvimento de um condicionamento base para que possam ser realizados trabalhos de intensidade mais alta em períodos posteriores.



Treinamento Intervalado de Alta Intensidade


São treinos envolvendo estímulos próximos à potência aeróbia máxima (VO2máx). As adaptações provenientes deste tipo de treinamento permitem que os atletas consigam manter-se em exercícios de alta intensidade por mais tempo e recuperar-se mais rapidamente entre esses esforços. Além do mais, levam a significantes aumentos no VO2máx, limiar de lactato e economia de corrida. Em um importante estudo, Helgerud et al. (2001), submeteram 19 jogadores juniores de elite (treinamento, n=9, controle, n=10) a um treinamento intervalado. O protocolo consistiu em corridas de 4 x 4 minutos a 90-95% FCmáx, com 3 minutos de recuperação a 50-60% FCmáx, duas vezes na semana, durante 8 semanas. Os resultados mostraram que, no grupo que realizou o treinamento, houve melhoras significativas no VO2máx, limiar de lactato e economia de corrida, além de aumento em variáveis relacionadas ao desempenho no jogo: distância total percorrida, número de sprints, envolvimentos com a bola e intensidade média (%FCmáx).



Treinamento Intervalado Máximo


São treinos que envolvem corridas de curta duração e intensidades próximas a máxima, com períodos mais de descanso. É utilizado para melhora tanto da capacidade aeróbia quanto anaeróbia. Estimula o aumento dos transportadores de lactato muscular, aumentando o tamponamento e assim, evitando a acidose muscular. Com a melhora desta capacidade, ocorre um aumento da intensidade relativa sustentada pelo sujeito durante a partida, protelando a fadiga por mais tempo e aumentando a capacidade de trabalho total.



Treinamento Através de Jogos com Campo Reduzido


São treinos utilizando jogos com dimensões e número de jogadores reduzidos. Recentemente tem sido evidenciado na literatura como um bom método de treinamento para o futebol e outros esportes coletivos, principalmente, para melhorar a resistência aeróbia especial. Alguns estudos mostraram que a intensidade destes jogos pode ser modulada através de mudanças nas regras, nas dimensões do campo, no número de jogadores, na presença ou não de goleiros, no encorajamento verbal do treinador, etc. Sendo que a maioria destes estudos afirmaram que as intensidades obtidas na realização deste tipo de treinamento são suficientes para causar adaptações positivas no condicionamento aeróbio. Assim sendo, torna-se um importante método de treinamento para esta capacidade, pois tem uma grande vantagem em relação aos outros métodos supracitados: permite trabalhar também aspectos técnicos e táticos do jogo.


Segue abaixo um resumo dos três primeiros métodos de treinos discutidos acima:




Nas duas Tabelas abaixo estão demonstrados diferentes formatos de jogos com campo reduzido e aspectos fisiológicos dos mesmos.






Referências Bibliográficas

Helgerud et al. Aerobic endurance training improve soccer performance. Med Sci Sports Ecerc. 3(11), 2001, 1925-1931.

Impellizzeri el al. Factors influencing physiological responses to small-sided soccer games. J Sports Sci,2007;25(6):659–666.

Little, T. Soccer Conditioning: training for optimal fitness. Personal Training on the Net. 2004.

Little, T. Optimizing the Use of Soccer Drills for Physiological Development. Strength and Conditioning Journal. 2009; 31(3, 67-74.

3 comentários:

Anônimo disse...

Bruno, gostaria de reiterar a sua postagem sobre a importância do condicionamento aeróbio mesmo para as modalidades onde há grande exigência do metabolismo anaeróbio, citando como exemplo a modalidade futsal. Em 2009, Barbeiro-Alvarez e colaboradores publicaram um research note no Journal of strength and conditioning research, onde eles encontraram valores de Vo2max de 62,8 e 55,2 (ml.kg-1.min-1) para atletas profissionais e semi-profissionais respectivamente, concluindo que essa é uma importante capacidade para a pratica do futsal em alto nível. Em nosso estudo publicado em 2012 também no Journal of strength and conditioning research com equipes masculinas de nível nacional das categorias sub-18 e adulto, os atletas apresentaram altos valores de Vo2max, 62,1 e 63,7 (ml.kg-1.min-1) respectivamente. Além disso, em outro estudo publicado em 2011 no International Journal of Sports Physiology and Performance, encontramos correlação inversa entre Vo2max e carga interna de treinamento, concluindo que atletas com maior potência aeróbia, sentiam uma menor carga interna de treinamento em resposta a mesma carga externa. Aos interessados em aprofundar a leitura sobre o assunto, podem entrar em contato via e-mail viniciunesp@hotmail.com que eu disponibilizo os 3 artigos supracitados.

Vinicius Milanez
Doutorando - Bolsista CAPES - PPGEF UEL/UEM
Mestre em Educação Física - UEL
Graduado em Educação Física - UNESP
Grupo de Estudos das Adaptações Fisiológicas ao Treinamento - GEAFIT

Anônimo disse...

Ta mas e o jogo Vinicius, falou tudo isso coisas que não interessam que esta na prática, nos encheu de publicações, e o jogo ? e a resolução do meu problema, porque sou treinador, esta onde? amigo nadador nada, corredor corre, jogador tem que jogar !
Cristian de Souza

Vinicius Milanez disse...

Opa, desculpe a demora em responder, não tinha visto esse simpático comentário. Prezado treinador, você é muito divertido, (nadador nada....corredor corre...), mas sinto muito em desapontá-lo. Com essa forma reducionista de pensar sobre um fenômeno tão complexo como o esporte não pra ajudá-lo mesmo. Grande abraço!