quinta-feira, 13 de agosto de 2009

CORRELAÇÃO ENTRE A CAPACIDADE DE REALIZAR SPRINTS REPETIDOS, VELOCIDADE LINEAR E RESISTÊNCIA AERÓBIA EM FUTEBOLISTAS DA CATEGORIA JÚNIOR

RABELO, Felipe Nunes
PASQUARELLI, Bruno Natale
STANGANELLI, Luiz Cláudio
DOURADO, Antônio Carlos

Universidade Estadual de Londrina, Centro de Excelência Esportiva (CENESP/UEL).
Londrina, Paraná, Brasil.

Introdução: No futebol, apesar da predominância do metabolismo aeróbio durante o tempo total de uma partida, as ações mais decisivas se concentram no contexto anaeróbio. Assim sendo, a capacidade de realizar sprints únicos e de forma repetida, com intervalos curtos de duração são as mais determinantes para a modalidade. Desse modo, o presente estudo teve como objetivo correlacionar o desempenho em um teste de sprints repetidos (RSA) com o de um teste de velocidade linear de 10 e 30 m e um teste de campo para avaliar a capacidade aeróbia.

Materiais e métodos: Participaram do estudo 73 jogadores de futebol (17,8 ± 0,9 anos; 177,7 ± 5,9 cm; 70,6 ± 6,5 kg; 10,5 ± 1,0 % gordura) da categoria júnior da primeira divisão do estado do Paraná. Para avaliação da RSA, foi utilizado o teste de RAST que consistia em seis corridas de 35 metros com intervalos de 10 segundos de recuperação entre as corridas. Para avaliação da velocidade linear, foi realizado um teste de 30 metros. Para ambos os testes, foram utilizadas fotocélulas (Greika, modelo WT 3131) para medidas de tempo. Um teste de capacidade aeróbia de corrida de vai-e-vem de 20m (Leger e Lambert, 1982) foi aplicado que, consistia em corridas de ida e volta de 20m (2x20m), totalizando 40m, com velocidade inicial de 8,5 km/h e incrementos de 0,5km/h/min, controlados por sinais sonoros. Foi adotado um tratamento estatístico paramétrico após verificação dos pressupostos de normalidade do conjunto de dados através do teste de Shapiro-Wilk. Para correlação das variáveis obtidas no teste de RSA, velocidade linear de 10 e 30 m e no teste de capacidade aeróbia, utilizou-se o coeficiente de correlação de Pearson, adotando como nível de significância p<0,05.

Resultados:


Conclusão: Não houve forte correlação entre as variáveis analisadas no teste de RSA com as obtidas pelos testes de velocidade linear e resistência aeróbia. Apesar de existir a importância da capacidade velocidade e resistência no futebol, é a sua relação caracterizada pelo RSA que se torna determinante na modalidade no futebol, por sua maior especificidade com as ações observadas na modalidade. Dessa forma, sugere-se a utilização de testes específicos para avaliar a capacidade de realizar repetidos sprints no futebol.

RABELO, F. N. ; PASQUARELLI, B. N. ; STANGANELLI, L. C.; DOURADO, A. C. Correlação entre a capacidade de realizar sprints repetidos, velocidade linear e resistência aeróbia em futebolistas da categoria junior. Revista Ciência Online, v. 3, p. 356-365, 2009.


Artigo completo disponível em: http://www.revistacienciaonline.com.br


Nenhum comentário: