quarta-feira, 9 de junho de 2010

Treinamento Aeróbio Específico - Definição

Aproveitando o post anterior do Rodrigo, coloco uma breve definição de treinamento aeróbio específico em esportes coletivos. Posteriormente, serão apresentados meios de treinamento aeróbio específico para o futebol.

Para Gomes e Souza (2008), o treinamento aeróbio específico (TAE) são exercícios nos quais manifestam-se ações mais próximas possíveis das realizadas em competição, tanto em aspectos biomecânicos como funcionais. Platonov (2001) acrescenta que o TAE é a capacidade de executar um trabalho de forma efetiva, superando a fadiga ao executar cargas condicionadas pelos requisitos competitivos.

A finalidade deste tipo de treinamento é direcionada a desenvolver uma efetividade competitiva e de treinamento. O desenvolvimento desta capacidade de resistência específica tem uma magnitude ótima pelo conjunto de cargas aplicadas, de diferentes capacidades físicas, em ações peculiares ao desporto em questão. Um exemplo claro disso é quando em determinado período do jogo, o aumento no número de ações de sprints, mudanças de direção, saltos com cabeceios, contatos com a bola, etc, fazem com que o atleta experimente momentos de fadiga momentânea. Este tipo de situação, extrapolada para o treinamento com jogos com campo reduzido ou em forma de circuitos, são denominados na literatura como TAE.

De acordo com Bangsbo (2008), o TAE fornece estímulos intermitentes de alta intensidade (>80 %FCmáx), suficientes para causar adaptações positivas quanto ao transporte e utilização de oxigênio, bem como aumentar a capacidade de recuperação após a realização de esforços máximos ou próximos do máximo, o que implica em exercitar-se durante períodos maiores de tempo e com maior intensidade.

Referências Bibliográficas
GOMES, A. C., SOUZA J. Futebol: treinamento desportivo de alto rendimento. Porto Alegre: Artmed, 2008.
PLATONOV, V. N. Teoria general del entrenamiento deportivo olímpico. Barcelona: Paidotribo, 2001.
BANGSBO, J. Entrenamiento de la condición física en el fútbol. 4ed. Barcelona: Editorial Paidotribo, 2008.

Nenhum comentário: