domingo, 7 de novembro de 2010

INTENSIDADE DE JOGOS COM CAMPO REDUZIDO COM DIFERENÇA NUMÉRICA ENTRE AS EQUIPES

Bruno Natale Pasquarelli1,2,3, Ênio Bodelão Siqueira1,3, Lucas dos Santos Villela1, Ariobaldo Frisselli1,2,3, Antonio Carlos Dourado2,3, Luiz Cláudio R. Stanganelli2,3.
1. Junior Team Futebol. 2. Centro de Excelência Esportiva. 3. Universidade Estadual de Londrina, Londrina-PR, Brasil. brunopasquarelli@hotmail.com

Introdução: Os jogos com campo reduzido (JCR) são amplamente utilizados no futebol e tem sido evidenciado na literatura como sendo um eficiente meio para melhora do condicionamento aeróbio específico. No entanto, poucos estudos investigaram, até o momento, a intensidade de JCR em situações onde uma das equipes jogam com inferioridade numérica. 
 
Objetivo: O presente estudo teve como objetivo verificar a intensidade de JCR com diferença numérica entre as equipes. 
 
Métodos: Participaram do estudo 16 futebolistas da categoria sub-15 (idade: 14,3 ± 0,6 anos), que treinavam aproximadamente 10 h/semana e competiam em nível estadual. Os atletas foram submetidos a sessões de JCR, divididas em três séries de quatro minutos e tempo de recuperação entre cada série de cinco minutos. Utilizou-se um formato de 3 vs. 4 e dimensão do campo de 20 x 30 m, sendo que, em dias diferentes, os futebolistas participaram tanto da equipe com três jogadores, quanto da equipe com quatro jogadores. Foi utilizado cardiofrequencímetros (Suunto Team Pod, Suunto Oy, Finlândia) nos JCR e para obtenção da freqüência cardíaca de repouso e freqüência cardíaca máxima, obtida no yo-yo intermittent recovery test 1, para o cálculo do percentual da freqüência cardíaca de reserva (%FCres) e percentual da freqüência cardíaca máxima (%FCmáx) durante os JCR. Os pressupostos de normalidade foram testados pelo teste de Shapiro-Wilk e foi utilizado o test-t para comparar a intensidade dos JCR com três e quatro jogadores por equipe, adotando como significante P<0,05.>
 
Resultados: A Tabela 1 mostra os resultados médios dos JCR 3 vs. 4. O grupo com três jogadores por equipe apresentou intensidade significantemente maior que o grupo com quatro jogadores por equipe (p<0,05).
     
Tabela 1. Intensidade dos jogos com campo reduzidos 3 vs. 4 (Média ± Desvio Padrão).
Grupo
%FCres
%FCmáx
3 jogadores
83,6 ± 7,9*
89,0 ± 5,3*
4 jogadores
73,9 ± 9,5
82,3 ± 6,3
Agrupados
78,4 ± 9,9
85,4 ± 6,7
* diferente do grupo com 4 jogadores (P<0,05)
   
Conclusão: Em linhas gerais, a intensidade obtida nos JCR no presente estudo é referendada na literatura como sendo suficiente para causar adaptações positivas no condicionamento aeróbio específico. Além do mais, a utilização de formatos com inferioridade numérica em uma das equipes pode ser uma alternativa quando há a necessidade de prescrever uma sobrecarga adicional de treinamento a um determinado grupo de jogadores.

Trabalho apresentado no 33º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte. 2010. pg 99 dos ANAIS do Congresso.


Nenhum comentário: