Os jogos reduzidos têm sido utilizados como a principal atividade de treino no futebol moderno e tem recebido uma atenção especial no presente blog em posts anteriores.
Sendo assim, estamos inaugurando mais uma modalidade de publicação no blog cienciadoesporte.blogspot.com. Denominada “As práticas favoritas dos profissionais”, tem como objetivo apresentar atividades de profissionais, nas quais são utilizadas para treinar aspectos relacionados ao jogo de futebol, dentro de um processo de treinamento e de um contexto baseado nas condições tático-técnicas das equipes.
Começaremos com a participação do Prof. Guilherme Giudice:
Fazer com que a equipe mantenha a posse de bola, com rápida circulação do objeto, eficiente movimentação dos jogadores, atacando: ora com amplitude, ora buscando uma referência e apoio; é um dos objetivos da equipe em questão, fazendo assim, parte do seu modelo de jogo. Portanto serão apresentados exercícios que buscam trabalhar dentro de uma lógica interna de jogo que permite aos atletas experimentar situações descritas acima.
Exercício 1 – Mantendo a posse de bola com amplitude
Dimensão aproximada: meio campo.
Regras e pontuação: Faz 1 ponto a equipe que conseguir fazer 7 toques consecutivos sem que a outra equipe toque na bola e 2 pontos quando a equipe consegue fazer com que a bola chegue de um apoio ao outro sem que a equipe adversária toque na bola
Objetivo: Manter posse de bola ofensiva, virar rapidamente o lado da jogada, raciocínio rápido dos atletas.
Variações: Limitar número de toques na bola por jogador; o atleta que fizer o passe deve obrigatoriamente fazer ultrapassagem pelo atleta que recebeu o passe; pontuação formando triângulos com os apoios.
Tempo estimado: série de 5' a 7'
Exercício 2 – mantendo a posse de bola buscando referência
Dimensão aproximada: meio campo.
Regras e pontuação: A equipe que tem vantagem numérica dentro do quadrado defende. Faz 1 ponto a equipe que conseguir manter a posse de bola com 10 passes consecutivos sem interceptação do adversário. E a equipe que está atacando faz 2 pontos se conseguir uma triangulação com o jogador que está dentro do quadrado.
Objetivo: Manter posse de bola, fazer triangulações rápidas.
Variações: Limitar número de toques na bola por jogador; fazer ultrapassagem.
Tempo estimado: séries de 3' a 5'
Dimensão aproximada: meio campo.
Regras e pontuação: Faz 1 ponto a equipe que conseguir fazer 7 toques consecutivos sem interceptação do adversário; Faz 2 pontos a equipe que conseguir fazer uma triangulação com qualquer um dos apoios de sua equipe. A equipe que conseguir uma triangulação traz o apoio pra dentro do quadrado, ficando assim em vantagem numérica.
Objetivo: Manter posse de bola, fazer triangulações rápidas, girar rapidamente as jogadas de um lado para o outro.
Variações: Limitar número de toques na bola por jogador; fazer ultrapassagem.
Tempo estimado: 3' a 5'
**Guilherme Giudice é graduado em Educação Física pela Universidade do Vale do Paraíba. Tem especialização em Treinamento Desportivo pela Universidade Gama Filho. Treinador da categoria sub-13 do São José Esporte Clube/Programa Atleta Cidadão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário