quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Etapas do Desenvolvimento Para o Jogo

 

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Durante o processo de formação do futebolista, além das modificações advindas do desenvolvimento biológico, há uma contribuição das competências que fornecem subsídios para a construção do “jogar”.

Para iniciarmos tal reflexão recorremos às considerações de Garganta (1) que salienta o desenvolvimento tático-cognitivo, técnico e sócio-afetivo como fundamentais do ensino dos jogos desportivos coletivos, no qual se enquadra o futebol. Além disso, salienta dois traços característicos fundamentais: a cooperação e a inteligência; como recursos de máxima importância para entendermos as fases do “jogar”. Para essa primeira (cooperação), entende-se como a comunicação dentro jogo através de referências comuns, manifestando a individualidade ao cumprimento dos interesses da equipe. E por inteligência entende-se a capacidade de adaptar-se aos problemas aleatórios do jogo, significa elaborar e operar respostas satisfatórias a cada um desses “problemas de jogo” (1, 2).

Dessa forma, precisamos compreender algumas características que levam em consideração a qualidade do jogo no quadro abaixo:

Indicadores de Nível Fraco de Jogo

Indicadores de Nível Bom de Jogo

· Todos junto da bola (aglutinação)

· Querer a bola só para si (individualismo)

· Não procurar espaços para facilitar o passe do colega que tem a bola

· Não defender

· Estar sempre falando para pedir a bola ou criticar os colegas

· Não respeitar as decisões do árbitro

· Fazer correr a bola (passar)

· Afastar-se do colega que tem a bola

· Dirigir-se para espaços vazios no sentido de receber a bola

· Intencionalidade: receber a bola e observar (ler o jogo)

· Ação após passe: movimentar para criar linha de passe

· Aclaramento: afastar-se do colega que tem a bola e ocupar o seu espaço

· Não esquecer o objetivo do jogo (fazer gol)

Adaptado de Garganta (1)

Ao passo que a qualidade do jogo pode ser observada pelos praticantes e podem se manifestar em diferentes níveis, Garganta (1) divide em quatro as fases o desenvolvimento para o jogo: anárquica, descentração, estruturação e elaboração; as quais são caracterizadas no quadro a seguir.

FASES

RELAÇÃO COM BOLA

ESTRUTURAÇÃO DO ESPAÇO

COMUNICAÇÃO NA AÇÃO

Anárquica

Relação Eu-Bola

Subfunções

Problemas na comunicação

Elevada utilização da visão central

Concentração em torno da bola e subfunções

Abuso da verbalização, sobretudo para pedir a bola

Descentração

A função não depende apenas da posição da bola

Relação Eu-Bola-Companheiro

Da visão central à periférica

Ocupação do espaço em função dos elementos do jogo

Prevalência da verbalização

Início da metacomunicação

Estruturação

Conscientização da coordenação das funções

Do controle visual para o proprioceptivo

Ocupação racional do espaço

Verbalização e comunicação gestual

Elaboração

Ações inseridas na equipe

Ação cooperativa

Otimização das capacidades técnicas

Polivalência funcional

Prevalência da metacomunicação

(comunicação corporal)

Adaptado de Garganta (1)

Partindo dessa premissa, o jogo torna-se a maior ferramenta de ensino e o melhor indicador de evolução do futebolista. Assim sendo, a compreensão das fases do jogo nos permite organizar conteúdos que facilitem a aprendizagem ao longo do processo de formação de futebolistas.

Referências Bibliográficas

1. Garganta J. Para uma teoria dos jogos esportivos coletivos. In: Graça A, Oliveira, J., editor. O ensino dos jogos esportivos coletivos. 2ed ed: Universidade do Porto; 1995. p. 11-25.

2. Garganta J. Competências no ensino e treino de jovens futebolistas. Lecturas Educación Fisica y Deportes [serial on the Internet]. 2002; 8(45): Available from: http://www.efdeportes.com/efd45/ensino.htm.

Um comentário:

Guilherme disse...

Simples, claro e direto. vlw Bruno...!